.

.

quarta-feira, 30 de março de 2011

“Não quero ser compreendido, quero ser sentido.” ♥

“Não quero ser compreendido, quero ser sentido”

Boa tarde Pessoal,
Hoje é a terça – feira do Aluno aqui no Blog do  Bolshoi, então aproveitem a leitura e não se esqueçam de deixarem seus comentários!
# O texto de hoje é da aluna da 7ª série B de dança clássica, Mônica Gross.
“Não quero ser compreendido, quero ser sentido”
Vaslav Nijinsky é considerado um dos maiores bailarinos de todos os tempos. Com a incrível altura e leveza de seus saltos, aliada às suas inigualáveis interpretações de personagens, o bailarino, nascido em Kiev, na Ucrânia, tornou-se um símbolo na mitologia da dança. E assim como no palco, Nijinsky era intenso na vida. Eternizou-se como uma figura enigmática, de personalidade carismática e sensível, porém com temperamento taciturno e introvertido.
Gostaria, entretanto, de neste texto, dar ênfase às obras de Nijinsky. Sua primeira criação coreográfica, foi “L’Après Midi d’un Faune”  (A tarde de um Fauno), que abordava, com uma sexualidade transbordante, a fantasia de um fauno em relação à um grupo de ninfas. As suas outras duas importantes criações se deram no ano seguinte: “Jeux”(Jogo) e  “Le Sacre du Printemps” (A sagração da primavera). Aquela foi desenvolvida sobre uma metáfora criada entre uma partida de tênis e um triângulo amoroso, formando um balé conciso e esquemático. E esta, em união a música de Igor Stravinsky, foi baseada na história do sacrifício de uma virgem.
nijinsky_vaslav  Na foto: Nijinsky.
Para a platéia de 1912, que estava acostumada a aplaudir o estritamente conhecido, não foi nada fácil digerir as criações -nem um pouco convencionais- de Njikinsky. As novas técnicas coreográficas exploradas por ele e os inéditos conceitos de expressão corporal desenvolvidos, rompiam violentamente com as características fundamentais do balé tradicional.
Os temas e assuntos abordados nos balés criados pelo mito da dança foram considerados quase que uma afronta para os padrões da época. Algum tempo depois do escândalo inicial, porém, às criações de Nijinsky se estabeleceram pela originalidade. E juntamente, com o impulso das obras de artistas como Isadora Duncan, Mary Wigman e Von Laban, que neste período, a dança eclodiu como arte autônoma.  
 Na maioria das vezes que somos surpreendidos por algo diferente, estranho àquilo que estamos acostumados, uma sensação de insegurança nos envolve, e logo após, se transforma em rejeição. Entretanto, seria mais coerente, se soubéssemos usufruir dessas situações inéditas e sentimentos provocantes para refletir e construir outras idéias, distintas concepções. Ou então, simplesmente permitir-se, para que o corpo e a alma, apenas sintam.

“Não quero ser compreendido, quero ser sentido.” Vaslav Nijinsky

Lindo Video do Bolshoi ♥

# Assista ao vídeo institucional da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e saiba  mais sobre o trabalho da instituição:
Célia Campos