.

.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Compromisso Bailaristico ! o/



Escoteiros!

Gente, tenho uma boa notícia para voces! Eu amei demais. Nesses días atrás , faz algum tempo, na minha igreja teve uma grande oportunidade, se escoteiro, minha mãe escreveu eu, minha irmã, e meu primo, que são da igrejas, não teve como escrever meu irmão menor. Bem... poiseh, deu certissimo, agora minha mãe fez a matricula, e hoje, HOJE , HOJE, foi o primeiro dia, de se reunir lá. Nem precisa ser da igreja não, só foi pra quem se escreveu mesmo, não paga nada, por enquanto... rsrs ' . Mas sinceramente deve ser bom.. ótimo, e vou tentar me esforçar nisso, no ballet e nas historias que escrevo. Estou muitissima ansiosa, eu ganhei também a blusa do escoteiros, espero muitissimo ganhar o uniforme completo!!!
SEMPRE ALERTA!!!

UCI Palladium exibe ao vivo Ópera Ballet "Don Quixote" / 15 horas atrás.

A rede UCI Cinemas começa o ano com o seu programa UCI Live, e exibe dois espetáculos ao vivo, no UCI Palladium: a ópera “Ifigênia in Tauris”, direto de Nova York e produzido pelo renomado MetOpera, no dia 26 de fevereiro, às 15h, e “Don Quixote”, do Ballet Bolshoi, ao vivo de Moscou, em 6 de março, às 13h. Os ingressos para os espetáculos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada) e podem ser comprados na bilheteria do cinema, nos terminais de auto atendimento ou pelo site www.ucicinemas.com.br.

A rede UCI Cinemas é pioneira em eventos ao vivo no cinema, e traz no UCI Live a beleza e a sofisticação de espetáculos internacionais. O projeto teve início em 2007, levando apresentações teatrais para dentro do cinema. Com o sucesso, a rede investiu e passou a exibir atrações internacionais, em tempo real, em suas telas.

“Ifigênia in Tauris” tem como tenor Plácido Domingo. A ópera é baseada na peça de Guymond de la Touche e fala da decisão de Agamenon após consultar o oráculo da deusa Diana. Antes de partir para Guerra de Troia, Agamenon ouviu do oráculo que os ventos seriam pouco favoráveis para a viagem e navegação, e o preço a pagar para navegar com sucesso, e destruir um país inocente, seria o sacrifício da própria filha. Agamenon aceitou esses termos e matou sua jovem filha Ifigênia no altar da deusa. No prólogo, está o momento em que Diana estaria salvando Ifigênia da morte, tirando-a do altar e a transportando-a para um templo na distante Tauris. Em Tauris, Ifigênia começa a servir aos Citas, povo inimigo, como sacerdotisa de Diana, enquanto toda a família a considera morta.

A produção do Ballet Bolshoi, baseada no épico de Miguel de Cervantes, retrata o famoso “Don Quixote”. Depois de ler romances, sonhar com cavaleiros e cavalarias, Don Quixote decide embarcar em uma viagem a fim de, depois de grandes feitos e aventuras, se tornar um herói. O fiel Sancho Pança, um homem com os pés no chão, é escolhido como seu escudeiro.

Um cisne fora do palco - 2 horas atrás.

Maria José Fazenda, antropóloga, professora na Escola Superior de Dança e ex-bailarina, assistiu a Cisne Negro e escreveu sobre a relação de proximidade ou de distância que o filme estabelece com a realidade do ballet e com a vivência de uma bailarina numa companhia de dança e enquanto intérprete de O Lago dos Cisnes.
Natalie Portman, no filme O Cisne NegroNatalie Portman, no filme O Cisne Negro ()

O ballet é um mundo constituído por especificidades, quando comparado com outros mundos da dança e da não dança. A organização hierárquica interna dos profissionais, o domínio de técnicas de movimento extremamente virtuosas, por parte dos bailarinos, carreiras profissionais que começam cedo e acabam cedo, regras que definem deveres e direitos de cada elemento no interior de uma companhia e de ocupação dos vários espaços de trabalho, procedimentos para cuidar da indumentária, um reportório que, na actualidade, concilia obras clássicas com outras contemporâneas - as quais, sublinhe-se, frequentemente desconstroem as posições entre bailarinos - são aspectos que definem este universo particular.

Algumas destas facetas aparecem no Cisne Negro, de Darren Aronofsky, como as aulas de dança clássica, as bailarinas cumprindo o ritual de coser as fitas às sapatilhas de pontas, a distinção dos bailarinos pela posição que ocupam e as personagens de O Lago dos Cisnes em acção. São, contudo, imagens frequentemente fragmentadas, distorcidas, exageradas. Mas é a colagem da vida de duas personagens, Odette/Odile, que em si são já uma fantasia sem correspondência na vida real, à vida de uma bailarina que, no filme, pode induzir ao equívoco de se acreditar que se está perante algo baseado em situações efectivamente experienciadas pelas bailarinas nos dias de hoje numa companhia de ballet, em vez de um produto da actividade ficcional dos seus autores.

Espírito de classe

Admitamos que alguns bailarinos possam identificar situações realmente vividas de entre o conjunto das que são representadas no filme, como a ansiedade resultante da pressão sentida pelas exigências artísticas ou interpretativas colocadas por um coreógrafo ou mestre de bailado particulares, ou da competição entre pares, ou ainda os eventuais comportamentos abusivos que ameaçam a integridade do sujeito. Estas podem, no entanto, ser situações eventualmente vivenciáveis em qualquer mundo profissional competitivo e hierarquizado e não exclusivamente no mundo do ballet.

Os universos profissionais competitivos e socialmente hierarquizados, em que as posições dos indivíduos são, ao nível das relações de poder, assimétricas, favorecem os comportamentos egocêntricos, narcisistas e abusivos. Nas sociedades democráticas, contudo, espera-se que os dispositivos de detecção de tais abusos funcionem em permanência e que os mecanismos de punição dos agressores sejam imediatamente accionados. O que também se espera que aconteça, sem hesitações, no mundo de uma companhia de ballet, nos dias de hoje, na Europa ou nos Estados Unidos da América (referem-se estes contextos por serem os que melhor conhecemos e por ser o contexto norte-americano aquele a que o filme se refere). São, por isso, surpreendentes os abusos que ficam impunes na versão do mundo de Aronofsky, sobretudo os de índole sexual exercidos por Thomas (coreógrafo/professor) sobre Nina (a jovem bailarina protagonista). Que bailarina se sujeitaria, nos dias de hoje, a tais ofensas no seu local de trabalho? Que coreógrafo ou mestre de bailado conseguiria, nos dias de hoje, manter a sua posição, cometendo tais injúrias?

Num depoimento sobre o Cisne Negro, dado à revista Danser (edição de Fevereiro), Élisabeth Platel, ex-bailarina étoile do Ballet de L"Opéra de Paris - posição mais alta na hierarquia social entre os bailarinos nesta companhia -, exprime a sua estranheza perante a figura do mestre de bailado representada no filme: "(...) A época dos directores de companhias a importunar as jovens bailarinas terminou e parece-me ainda mais espantoso ver isso num filme americano."