.

.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Assista ao balé dos grous na Reserva Natural de Zhalong, em Qiqihar. 16 HORAS ATRÁS

Com a chegada do inverno, a Reserva Nacional Natural de Zhalong, em Qiqihar, recebe todos os anos milhares de visitantes vindos de diversos lugares do mundo, sedentos por apreciar os grous de crista vermelha.

A "libertação dos grous" é a cena mais impressionante da reserva. Quando os criadores abrem as portas das gaiolas, os grous de crista vermelha de 1,5 metro de altura saem atordoados, assustados. Dão passos progressivos, mas lentos, como que se preparando para encarar o frio rigoroso de 20 graus negativos. Adaptados, começam correr cada vez mais rápido e a bater as asas. Num instante, centenas de grous pretos e brancos rompem o juncal e tomam o céu da região. O pescoço e as pernas finas do pássaro formam um "人", carácter chinês que significa "pessoa". Enquanto voam livremente pelo céu, eles fazem ressoar seu canto. Trata-se de uma cena verdadeiramente maravilhosa. Vamos conhecer as impressões de alguns visitantes.

"A gente vem aqui todos os invernos. O lugar é tão bonito quanto os grous!"

"Maravilhoso! Hoje vi pela primeira vez, com meus próprios olhos, os grous de crista vermelha."

"Estou muito excitado! Ver isso pessoalmente é diferente de assistir pela televisão. Adorei este lugar."

Li Ping, um aficionado por fotografia residente de Hong Kong, há anos vem a Qiqihar clicar os grous em ação.

"Ao chegar aqui, achei lindíssimos os grous voando sobre a neve. O número de grous cresce a cada ano, eles são mais de 100! É uma cena incrível, sobretudo quando os grous andam e dançam livremente no campo nevado. Formam uma bela pintura que representa bem a harmonia entre o Homem e a Natureza."

Os grous de crista vermelha são uma espécie ameaçada de extinção, restam apenas 2.000 em todo o mundo. Mas a cada ano cresce o número de grous que chega à Reserva Natural de Zhalong. Os mais de 400 pássaros são atraídos pela grande área úmida e concentração exuberante de juncos. Por essa razão, Qiqihar goza do título de "Cidade dos Grous".

O grou de crista vermelha é uma ave migratória. Através de estudos e pesquisas, os biólogos da Reserva Natural de Zhalong desenvolveram em laboratório a primeira espécie não-migratória de grous de crista vermelha, que já tem cerca de 300 membros. Dessa forma, mais visitantes podem apreciar a beleza desse lindo pássaro.

Li Changyou, vice-diretor da Reserva Natural de Zhalong, nos contou:

"É raro ver grous voando sobre a neve pelo mundo. Por isso, muitos visitantes vêm à nossa reserva natural. Este ano, o número de grous cresceu. Cerca de 130 serão libertados do cativeiro. A cena vai exercer um grande impacto visual sobre os visitantes."

Dicas de Viagem:

Transporte: Do aeroporto Sanjiazi, em Qiqihar, partem voos diretos para Beijing, Shanghai, Guangzhou e outras cidades chinesas. Também é possível chegar à região de trem. Uma rodovia conecta o centro de Qiqihar à Reserva Natural de Zhalong. Em frente à estação ferroviária passam ônibus que vão até lá. A viagem dura cerca de 45 minutos.

Não se esqueça de levar câmara fotográfica, tripé, gravador, roupas confortáveis, binóculo e uma esteira impermeável.

O bilhete para entrar na reserva custa 150 yuans, quase US$21.

Ingressos para exibição ao vivo de ópera e balé estão a venda no UCI. /19 HORAS ATRÁS.

Ingressos para exibição ao vivo de ópera e balé estão a venda no UCI

O UCI New York City Center começa o ano exibindo dois espetáculos ao vivo: a ópera 'Ifigênia in Tauris', direto de Nova York produzido pelo renomado MetOpera, no dia 26 de fevereiro, às 15h, e Don Quixote, do Ballet Bolshoi, ao vivo de Moscou, em 6 de março, às 13h. Os ingressos para os dois espetáculos custam R$ 60 e podem ser comprados na bilheteria do cinema, nos terminais de auto atendimento ou pelo site www.ucicinemas.com.br.

O projeto UCI Live teve início em 2007, levando apresentações teatrais para dentro do cinema. Com o sucesso, a rede investiu e passou a exibir atrações internacionais, em tempo real, em suas telas. 'Ifigênia in Tauris' tem como tenor Plácido Domingo. A ópera é baseada na peça de Guymond de la Touche e fala da decisão de Agamenon após consultar o oráculo da deusa Diana. Antes de partir para Guerra de Troia, Agamenon ouviu do oráculo que os ventos seriam pouco favoráveis para a viagem e navegação, e o preço a pagar para navegar com sucesso, e destruir um país inocente, seria o sacrifício da própria filha. Agamenon aceitou esses termos e matou sua jovem filha Ifigênia no altar da deusa. No prólogo, está o momento em que Diana estaria salvando Ifigênia da morte, tirando-a do altar e a transportando-a para um templo na distante Tauris. Em Tauris, Ifigênia começa a servir aos Citas, povo inimigo, como sacerdotisa de Diana, enquanto toda a família a considera morta.

A produção de Bolshoi, baseada no épico de Miguel de Cervantes, retrata o famoso Don Quixote. Depois de ler romances, sonhar com cavaleiros e cavalarias, Don Quixote decide embarcar em uma viagem a fim de, depois de grandes feitos e aventuras, se tornar um herói. O fiel Sancho Pança, um homem com os pés no chão, é escolhido como seu escudeiro.

Siga o Bairros.com no Twitter: @Bairrospontocom.

Balé treina disciplina, dando força e elegância muscular. Ontem

Balé treina disciplina, dando força e elegância muscularQuem gosta de mexer o corpo está sempre atrás de uma novidade, mas agora as velhas sapatilhas é que são fashion e o movimento do momento é o do velho balé.

Sim, machuca, sim, maltrata. Mas bolhas e calos à parte, está bombando entre menininhas e mulheres feitas, porque também é belo, bom para o espírito e o físico. Academias inventam modalidades que usam fundamentos da dança clássica e surgem mais aulas de balé para adultos não profissionais.

"A procura aumentou muito. Abri novas turmas de balé adulto tanto para quem já praticou e quer voltar quanto para quem nunca fez, mas enjoou dos exercícios repetitivos da academia e busca algo diferente", diz Sabrina Helena Martins, dona da escola de balé Carla Perotti.

Se faltava alguma coisa para o balé sacudir a poeira do tutu e dar a pirueta por cima, agora já não falta nada: é tema do favorito ao Oscar, e tem como "embaixadora" a atriz Natalie Portman, arrasando de "cisne" na tela.

A professora Ana Curcelli, autora do blog Ballet Adulto, conta que vem recebendo cerca de dez e-mails por dia de candidatas a alunas, mulheres de 19 a 60 anos. Para atender a demanda, Ana está abrindo estúdio em março.

SAUDADE DA BARRA

A Bio Ritmo notou antes o "revival" e lançou a aula Xtend, que trabalha posturas do balé com a exigência muscular e respiratória do pilates. A procura só cresce: por vezes, é difícil acomodar todas as alunas na barra, onde a maior parte da aula é feita.

A barra ajudou a popularizar a Xtend, por resgatar boas lembranças de quem praticou balé na infância e matar a vontade de quem sempre quis e nunca fez, acredita Saturno de Souza, diretor-técnico da academia. "Também dá tônus sem causar hipertrofia", diz.

O balé dá força, resistência, flexibilidade, desenvolve coordenação, melhora o sono. Também, óbvio, melhora a postura, que é trabalhada com o alinhamento do corpo.

Mas não é mero exercício. Exige memória, expressão. Os iniciantes começam com os mesmos passos dos intermediários e dos profissionais. O que muda, quando degraus técnicos são avançados, é o ritmo e a complexidade das combinações.

O balé tradicional e profissional é bem rígido, com padrões de magreza e exigências técnicas de perfeição.

"Como no filme Cisne Negro, tem competição, não pode comer muito, tem coreógrafo que não gosta de você e não te dá papéis de destaque", diz Sabrina Helena Martins, da Carla Perotti.

Mas, nas aulas para amadores, as diferenças de biótipo são aceitas, bailarina não precisa ser uma folha.

Para Marika Gidali, 73, fundadora do Ballet Stagium, qualquer um pode fazer balé, independentemente do tipo físico. "Aqui, adaptamos os movimentos para o corpo brasileiro, uma mulher que tem peito e bunda", diz.

Embora as coreografias sejam contemporâneas, no Stagium o ensinamento é todo em cima do balé clássico, uma bela base de educação física e disciplina. As aulas incluem musculação sem peso, para trabalhar músculos exatos, das virilhas às costas.

No centro, as sequências de saltos fazem a pessoa segurar o corpo de forma certa e fortalecem as pernas, deixando-as torneadas. E, por ser exercício aeróbico, ajuda a queimar calorias.

MASSACRE

Balé emagrece, mas machuca. Até quem já dançou na infância e está voltando deve treinar com calma, para relembrar a musculatura dos exercícios e evitar lesões.

Há um risco grande de lesões por esforço repetitivo e sobrecarga nas articulações.

Entorses também são comuns, ainda mais na rotina da bailarina profissional. São horas na ponta, saltando e girando, cinco dedos comprimidos num espaço de 3 cm.

No início, surgem bolhas, que viram calos. A unha cai e nunca nasce como antes. "Bailarina vai à praia e enterra o pé na areia. Não usa sandália", diz Sabrina Helena.

Mesmo a postura reta e invejável traz problemas. O famigerado encaixe do bumbum para dentro tende a alongar a curvatura da lombar, fortalecendo mais a musculatura posterior que a da barriga, o que gera desequilíbrio. No futuro, pode virar hérnia de disco ou lesar outras partes do corpo.

Para Tatiana Negrini, 29, que faz pilates e academia, a vantagem do balé amador é que não há esse massacre. Dá para se aprimorar sem tanta rigidez. Ela faz duas aulas por semana. "Estava atrás de algo que me acalmasse, e o balé me desliga do mundo."

RATINHA

Escolas de balé também estão recebendo mais menininhas, quem sabe por causa da "Angelina Ballerina", desenho animado estrelado por uma rata que sonha em ser estrela da dança.

Lúcia, 2, filha e musa de Renato Kaufman, autor do blog e do livro "Diário de Um Grávido" (Mescla), aprendeu a dançar vendo Angelina. "Ela segura na janela, levanta a perna para trás e fala balé! balé!", diz o pai coruja.

Angelina Ballerina é meio controversa na internet. Um grupo de mães seguidoras do blog de Kaufman não topa muito o programa, acusando a personagem de ser
egocêntrica e perfeccionista.

A mãe de Lúcia, Ana, que fez balé por 20 anos, sai em defesa da rata dizendo que o desenho apresenta técnicas corretas do balé. Angelina deixa um pé no apoio e ergue o outro até quase 90 graus: é certinho o passo "attitude".

Folha Online

Hoje (23/02/11)

Leitores, hoje, agora, quando entrei no blog, uma menina de outro blog, veio dizer a mim, que eu peguei dela. Eu... ochente, pesquisei no google, mas a menina num acredita, tive que colocar , creditos ao blog dela, que raiva!

Ah... hoje eu vou postar, antes de ir para o balé. Beijos