.

.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Algumas curiosidades sobre o Balé.

As mãos devem permanecer relaxadas, com oposição do polegar e leve flexão do terceiro e quarto dedo, a palma da mão sempre virada para dentro/anterior (antebraço supinado) ou para baixo (antebraço pronado) conforme a figura 31.


AB
Figura 31 - O posicionamento das mãos no balé, A (para dentro ou anterior, antebraço supinado); B(para baixo, antebraço pronado)
(Achcar, 1998).
---------------------------------------------------------------------------------------
As posições da cabeça podem ter cinco variações conforme a figura 34: reta (olhar para horizonte, posição anatômica), para trás (olhar para cima fazendo extensão da coluna cervical, aproximando occipital da vértebra C7), para baixo (olhar para baixo fazendo flexão da coluna cervical, aproximando a região do mento ao manúbrio do esterno), inclinada (olhar para frente, inclinação lateral da cabeça como se as orelhas repousassem quase sobre o ombro, aproximando a região temporal ao acrômio), virada (com o corpo reto olhar para a direita ou esquerda, fazendo rotação da coluna cervical aproximando a região do mento ao acrômio).


ABCDE
Figura 34 - O posicionamento da cabeça no balé:
A(para frente); B(inclinada); C(para cima); D(para baixo); E(para o lado)
(Achcar, 1998).

----------------------------------------------------------------------------------------
ABC
Figura 36 - As posições do corpo e pernas na sala de aula e no palco:
A (epaulement croisé);B (epaulement croisé en face); C (epaulement efface / écarté)
(Achcar, 1998).

. Posturas na Barra e no Centro
Quanto às direções do corpo, o aprendizado da boa estabilidade se inicia na barra com a postura do corpo reto e natural com peso distribuído entre as pernas e os pés com arco longitudinal fisiológico. Se não conseguir manter este arco longitudinal fisiológico, deverá diminuir o ângulo do en dehors. A coluna deverá ser a base do equilíbrio mantendo contração da musculatura responsável em aumentar os espaços intervertebrais. O posicionamento com o ombro do lado da perna que está em frente ligeiramente avançado obrigando o corpo a girar em direção da perna de trás e a cabeça também para o lado da perna que está na frente é chamado de épaulement (épaule = ombro). Existem três direções do corpo para o público: croisé (cruzado), en face (de frente) e effacé (apagado)/écarté (separado). A terminologia utilizada para as direções da perna são: devant (frente), de cote (lado)/á la seconde (na 2º posição) e derrière (atrás). Assim são as posições do corpo na sala e no palco visualizado na figura 36: epaulement croisé, epaulement croisé en face, epaulement efface/écarté.
--------------------------------------------------------------------------------------


ABCD
Figura 37 - As direções e posicionamentos dos MMII  no balé:
A (par terre a frente); B (par terre ao lado); C (en L’air na anterior 90°); D (en L’air  na posterior 45°)
(Achcar, 1998).
O arabesque, nome de origem árabe que significa ornamento, representa a posição em que o tronco é direcionado para frente deve estar totalmente alongado, o quadril em simetria com os ombros e os braços estendidos na posição determinada, estabelecendo a continuidade harmônica da linha desenvolvida desde a ponta do pé (da perna em arabesque), até os dedos das mãos fluindo sem tensão (figuras 38a e 38b). Assim, considerado como um movimento que compõe os passos mais característicos da técnica (Achcar, 1998; Khan e et al, 1995; Hall, 2005; Bertoni, 1992).


Figura 36 - As posições do corpo e pernas na sala de aula e no palco:
A (epaulement croisé);B (epaulement croisé en face); C (epaulement efface / écarté)
(Achcar, 1998

    

Algumas imagens #baléforever.


Figura 3 - Mostra o cartaz e cena do filme West side story
Filme produzido pela MGM trade mark (Metro Goldwyn Mayer)
Direção: Jerome Robbins, Robert Wise. Roteiro: Jerome Robbins, Arthur Laurents, Ernest Lehman.


O ritmo é o determinante e condutor dos gestos como também da reação motora, onde todas as partes do corpo são colocadas a serviço do compasso reforçando o ritmo e se embriagando com a dança. Homens costumam enfatizar movimentos saltados para cima e para frente e as mulheres tendem ao solo e diminuem a expansão com gestos mais naturais e delicados, se dirigindo ao corpo que vai gerar vida para o exterior ou para cima (figura 4).

Figura 4 - Pas de quatre. Disponível em://en.wikipedia.org/wiki/Romantic_ballet
Acessado em 06 de junho de 2007.


De acordo com Caminada (1999), um dos objetivos da dança desde seus primórdios é superar as limitações naturais do corpo, através do estímulo proporcionado pelo prazer e êxtase, tentando romper o laço de gravidade por meio de movimentos para cima e para frente (figura 5).


Figura 5 - Paloma Herrera. Disponível em: www.conexaodanca.art.br/imagens/albumdeferias
Acessado em 25 de maio de 2007.



A dança na ponta dos pés é bem caracterizada por tender a ascensão, elevação extrema a ponto de o corpo abandonar totalmente o chão, pode-se ver o exemplo com a bailarina Paloma Herrera (figura 5). Esta manifestação vem como a expressão máxima do romantismo no balé.
Os primeiros vestígios do romantismo no século XIV (1337) abordavam a individualidade e liberdade de expressão corporal e passaram a representar personagens místicos, seres imaginários e contos de fadas clássicos enfatizando movimentos rápidos leves e graciosos (torna-se clássico em meados do século XX).
A dança clássica já havia tomado conta do mundo antes do século XX, porque há registros no Brasil de apresentações vindas com a corte portuguesa em 1808 em casas de ópera na cidade do Rio de Janeiro. Com o Brasil república em 1909, na cidade do Rio de Janeiro, foi aberto o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e em 1931 oficializou-se a escola de danças clássicas deste teatro (figura 6). Depois disto, o balé se expandiu para os estados brasileiros (Caminada, 1999).


Figura 6 - Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Disponível em: http://digitalizacao.fundaj.gov.br/fundaj/
Acessado em 06 de junho de 2007.



Caminada (1999) afirma que no século XIX bailarinos da Itália e França se apresentavam no Brasil em temporadas de óperas. Em 1927 o balé inicia em nosso país através do convite feito a Maria Olenewa para fundar uma escola de dança no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Após remodelá-lo reabriram com uma temporada especial em 1934, a 1º temporada oficial foi realizada por brasileiros e alguns convidados da Ópera Comique de Paris. Aconteceram outras temporadas, em 1943 havendo participação somente de bailarinos brasileiros, em 1945 houve revelação de grandes talentos, mas em 1947 sofreu um período de declínio que foi superado em 1950.
O problema mais evidente no balé brasileiro era a falta de continuidade do trabalho, dificuldades administrativas e apoio do governo, o grande impulso que o Teatro Municipal do Rio de Janeiro recebeu foi com a administração de Dalal Achcar incentivando a dança no teatro aumentando o número de espetáculos e grandes clássicos

Grand Batman

Grand Batman.
A perna tem que estar em 90° ou passar, o básico é 90°
Na imagen mostra seis movimentos de pernas :



~

Dicionário do balé ( AR- AV)

Saiba mais :

Dicionário do Balé (AR - AV)

ARABESQUE - Arabesco. Palavra originária do árabe significando ornamento. Posição na qual o peso do corpo é sustentado numa só perna, enquanto a outra se encontra estendida para trás, geralmente no ar e com os braços dispostos de maneira harmoniosa. Os ombros e os quadris devem estar virados para frente.
        (a) arabesque                           (b)  arabesque penché (inclinado)

Apresenta variações como:
- O pé que sustenta o corpo totalmente apoiado no chão, na meia ponta, ou na ponta;
- A perna que sustenta a pose pode estar ou não flexionada;
- A posição do corpo pode estar alongada (allongée), ou inclinada (penché);
- Os braços podem sofrer alterações determinando as qualificações dos arabesques.

ARRIÉRE, EN - Para trás. Uma direção para a execução de um passo. Expressão usada para indicar que o passo é executado em direção oposta ao público.

ARRONDI - Arredondado, curvo. Exemplo: battement arrondi.

ASSEMBLÉ (pronuncia-se “assamblê”)- Juntos ou reunidos. Um passo no qual um pé escorrega pelo chão como num tendue, é jogado ao ar, e nesse momento, o bailarino levanta a perna de apoio, esticando os dedos dos pés. Ambas as pernas vão ao chão, uma após a outra, em 5ª posição.

ATTITUDE (pronuncia-se "atitide") - Uma das pernas fica no ar, ligeiramente flexionada, e a outra fica como apoio. As pernas devem ficar viradas para fora, rotação de quadril (a coxa da perna que está no ar fica levantada, com o joelho apontando para o lado).
           (c) attitude effacée        (d) attitude croisée derrière


AVANT, EN  - Para a frente. Uma direção para a execução de um passo. Usado para indicar que um passo deve ser executado para a frente. Exemplo: assemblé en avant.