.

.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Entorse de Tornozelo

Oi Meus Bailarinos, tudo bem? Nesse post vou postar sobre ENTORSE DE TORNOZELO , ja teve? ouviu falar? Vamos comentar um pouco e mais sobre esse assunto.

     ~A estabilidade lateral do tornozelo é dada pelo mecanismo contensor dos ligamentos talofibular anterior ,talofibular posterior e calcâneofibular, associada ao terço distal da fíbula. Os mais importantes e envolvidos na entorse são os ligamentos talofibular anterior e ligamento calcâneofibular. Raramente ocorre ruptura do ligamento talofibular posterior. ~
       
O Mecanismo mais comum de entorse de tornozelo é o trauma em inversão do pé (virar o pé para dentro). É uma lesão que causa ruptura parcial ou total dos ligamentos e da capsula articular lateral do tornozelo , o chamado complexo ligamentar lateral.
   
     

Classificação de Entorse no Tornozelo:

A Classificação de entorse é baseada no exame clinico da área afetada e divide a lesão em três tipos:

  1. Estiramento Ligamentar 
  2. Lesão Ligamentar parcial 
  3.  Ligamentar Total

O Quadro Clinico encontrado é de dor , com edema localizado na face ântero-lateral do tornozelo, hematoma mais evidente após 48h e dificuldade deambular . Quanto mais grave a lesão , mais evidentes ficam os sinais. Associação desses sintomas com o teste da gaveta anterior positivo permiti localizar uma lesão 3 grau.

Cuidados Imediatos depois da lesão:

• Gelo: Aplique uma compressa de gelo para reduzir o inchaço. Por 20 minutos no mínimo 4 vezes ao dia
• Compressão: A compressão suave, como um enfaixamento, vai ajudar a reduzir o inchaço.
•  Elevação: Manter o pé elevado reduz o inchaço.  
• Procure um médico.
• Procure um fisioterapeuta que fará uma reabilitação adequada, respeitando o grau da entorse e a fase da lesão.

: O tornozelo é uma estrutura que deve ser estável e ao mesmo tempo flexível para permitir que os movimentos do pé sejam precisos e tenham força suficiente para impulsionar o corpo e absorver os impactos contra o solo.
  Então Bailarinos para evitar essas lesões cuidem muito dessa articulação que é fundamental para o trabalho de vocês . Mantendo alongamentos diários  , exercicios para o fortalecimento e exercicios proprioceptivos.

Um Beijo.
Sah.