.

.

domingo, 27 de julho de 2014

''E essa questão de ser bailarina profissional...''


Olá Bailarinas como vão? Bom... Vamos discutir hoje sobre a questão de ser bailarina profissional. uma dúvida enviada pela Nubia, que vou colocar como um post quentinho para vocês também.

A primeira dúvida é : Eu posso ser profissional mesmo tendo começado tarde? 


 Bem, Isso depende muito , muito mesmo. Por que geralmente é aconselhável a pessoa entrar cedo no balé para então se formar uns 10 anos depois , sim é um trabalho arduo, acho que voce entende bem :) . Porém tem essa questão de muitas garotas não entrou no balé tão cedo assim e sim com uns 13, 14 anos... eai tem muitas duvidas em relação a isso. Bom o que eu te digo é , o importante é se esforçar arduamente cada dia que com certeza nada é impossivel, por que para se tornar bailarina profissional precisa ter muitos anos trabalhados. Voltando à pergunta do título: Eu posso ser profissional mesmo tendo começado tarde? Pode. Mas a pergunta deve ser outra. Você terá o perfil profissional exigido pelas companhias? A grande questão não é começar tarde, mas conseguir alcançar um determinado nível técnico e artístico para trabalhar na área. Entendeu a diferença?


ONDE ME ESPECIALIZO?


Bom a questão é muitas companias de balé há por ai, e realmente são muito boas. Não que eu seja uma puxa-saco mas a Bolshoi realmente é excelente, é destaque! Sim eu admiro muito, e como voce sabe ela torna grande bailarinos mas Pense como profissional. Em outras áreas, também há exigências e ninguém reclama. Pesquise as companhias que te interessam, leia sobre os bailarinos que as compõem, assista a vídeos dessas companhias, vá aos espetáculos. Estude sobre as possibilidades profissionais que um bailarino pode ter.


Carteirinha para bailarino? Tem?


   Sim, Ter um DRT, como a maioria diz, significa ser registrado profissionalmente, ter sua profissão regulamentada na sua carteira de trabalho. Resumindo: teoricamente, se você "tem" um DRT, significa que você é ator ou Bailarino profissional e que está preparado para atuar na área. A diretoria do Sindicato dos Profissionais da Dança tem realizado, com certa frequência, as bancas examinadoras para habilitar profissionais ao registro, no Ministério do Trabalho, condição fundamental para o exercício da profissão.
   Apenas bailarinas com D.R.T. podem trabalhar profissionalmente e receber salário e/ou cachê, quem não tem o registro não é legalmente reconhecido como profissional isso é um fato indiscutível, se isso funciona ou não na prática, é outro caso, é falta de comprometimento e visão social. Qualquer trabalho sério que você for fazer como bailarina, vai precisar do D.R.T. e não tem teoria isolada ou crença pessoal que resolva isso.
Para dar aulas em escolas sérias, para dar aulas em escolas de Educação ou projetos e instituições governamentais, para dar aulas em empresas, para trabalhar em uma Cia. de Dança patrocinada e dentro das leis de incentivo...
Enfim, se você quer atuar no mercado profissional que não vivem na informalidade, vai precisar dele.


Depois de tudo isso, o mais importante é: você quer mesmo ser bailarino ou bailarina profissional? Pense seriamente a respeito. Analise as possibilidades. Estude. Se realmente quer, siga em frente sem medo de ser feliz. Mas transforme o sonho em objetivo. Sem isso, você nunca sairá do lugar.

créditos: dospassosdabailarina.wordpress
A mim!
E o Só bailarinos (facebook) 




  


Beijos e Abraços! Até Mais