.

.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Bonheur, Liberté!!!

 .E se pudessemos ser livres como passarinhos que voam como se não houvessem com o que se preocupar? Rodopiando no vento através de belíssimas paisagens. Segundo o dicionário: Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém, já na filosofia é um conceito utópico, para Sartre: ''o homem é livre por si mesmo, independente dos fatores do mundo, das coisas que ocorrem, ele é livre para fazer o que tiver vontade.'' E eu já vi também que a partir do momento em que ganhamos nossa liberdade, alguém perde. E porque será? Precisamos de permissão para ganhar, adquirir em algum momento nossa liberdade? Em termos históricos e social sim, mas falando em utópias... O que seria essa liberdade tão esperada das pessoas? Seria talvez o desequilibrio de Apolíneo e Dionisíaco, exaltando apenas uma parte?

Seria a liberdade, a não rotulação e restriçoes religiosas, psicológicas e socias? Tiradentes gritou: Cumpri minha palavra, morro pela liberdade. Passamos nossas vidas procurando ser felizes, ser libertados de nossas correntes como se estivessemos no' mito da caverna', mas talvez nos esquecemos de alcançar a felicidade e liberdade e seguimos em frente, deixamos a ''vida nos levar'' pois não sabemos o que fazer e pensar em relação a isso. Para mim, continuará sendo utopia em grande parte, porém na poesia eu encontro minha liberdade, eu vejo a liberdade na música quando não é censurada.  Estamos alcançando cada dia liberdade? Para povos, etnias, culturas? Isso depende de nós.

''Liberté, Egalité, Fraternité'' , Audácia, mais Audácia.
''Liberdade! Liberdade! 
abre as asas sobre nós das lutas, 
na tempestade,
dá que ouçamos tua voz!''

Procuro uma liberdade não só minha. Procuro uma liberdade social, onde cada um viva com seu propósito e com seus sonhos sem nenhuma restrição ou impedimento, é isso que eu quero, talvez minha utopia não seja alcançada, mas apesar de tudo, ainda acredito na humanidade.


.Encontramos a Felicidade na liberdade? 
Para alguns a felicidade é simples, é delicada e pequena, encontrada no cotidiano, no amor acalentador e no abraço envolvente. No simples vento que trás consigo um bálsamo de uma cerejeira .
Para outros é avassalador, é grande e liberto, é uma revolução de uma grande emoção que mexe com os nervos e traz novidades arrebatadoras.
Encontramos a felicidade na liberdade?
Encontramos sim.
Cada um a sua maneira.
S.