.

.

domingo, 9 de junho de 2013

Você ja fez seu alongamento hoje?

       Bom minhas queridas bailarinas, sei que toda professora sempre pergunta isso: Você minha jovem , ja faz seu alongamento? . Sim estamos cansadas de ouvir tanto isso, mas sabe que é muito importante para nossa disciplina.
        Alguém se alonga quando acorda? Bom, digamos que pra ter um dia bom, é preciso lanchar bem, depois do lanche, uma atividade ate que iria bem. Bailarinos não são preguiçosos e sabemos disso. O Treino é fundamental para o sucesso! O bom sábio se levanta de manha e traz logo seu primeiro Bom dia.
       
" O movimento normal das articulações é determinado pelos músculos, tecidos conjuntivos e pele, elementos estes que envolvem a articulação. Várias são as causas que podem prejudicar a amplitude de movimento de uma articulação, e consequentemente levar a um encurtamento. Quando o individuo machuca um membro ou uma articulação, tendo que efetuar uma imobilização gessada,  restringindo sua mobilidade. Também por doenças de tecido conjuntivo ou neuromusculares, traumas e deformidades ósseas (GOULART, 2005).

Um dos grupos musculares muito importantes no balé, são os adutores (virilha). Eles exercem um importante papel para a manutenção da postura e da marcha (caminhar).  Esses músculos, quando encurtados, podem levar a uma restrição da abdução do quadril (abertura). Por este motivo, nossos atletas cênicos, necessitam desenvolver uma boa flexibilidade na abdução do quadril, para que quando o atleta cênico realizar um movimento de grande amplitude, a musculatura esteja preparada para desenvolver
com melhor qualidade, evitando assim possíveis lesões." Bolshoi Ballet.

. Ah sim e também fazer, alongamentos com bastante cuidado, sempre cuidado do seu limite, para não se machucar! Machucados de bailarinos são muitos chatos, uma coisinha aqui e você demora um bom tempo pra não fazer mais tal coisa!

Exemplificando algo que tambem ja mostrei nos outros posts:

1 - Prepare-se. Reserve uma área designada para alongamento - ou, se não tiver, tire qualquer material que possa obstruir o exercício (por exemplo, ornamentos, objetos quebráveis caros de porcelana). Use roupas confortáveis (como roupas de ginástica ou collants e malhas apropriados para ballet ou qualquer exercício físico). Puxe o cabelo para trás em um rabo de cavalo ou um coque para que ele não atrapalhe.


2- Estique as pernas à frente. Toque seus pés. Se doer, em seguida, dobre as pernas um pouco. Mantenha esta posição o maior tempo possível. Isso ajuda a alongar os tendões para fazer um espacate.

Estique as pernas à frente.

3- Encontre algo que sirva como uma barra de balé e uma barra para alongamento. Coloque a perna para fora na sua frente na barra. Encoste o peito reto em sua perna. Agora, coloque o seu tornozelo e joelho na barra (na forma de attitude devant). Mantenha a posição por 30 segundos. Faça um espacate lateral na barra. Agora, faça o mesmo movimento do outro lado.


Encontre algo que sirva como uma barra de balé e uma barra para alongamento.

4- Faça espacates de jazz e flexões com o seu rosto enconstando na sua perna. Ou, alongue tanto quanto possível, e depois, lentamente, desdobre a perna de trás até que você esteja fazendo um bom alongamento. Depois de apenas duas semanas, se você fizer esse alongamento todos os dias por 30 segundos em cada perna, você vai ser capaz de fazer um espacate completo com abertura das duas pernas!

Faça espacates de jazz e flexões com o seu rosto enconstando na sua perna.

5- Faça algumas piruetas para melhorar o seu equilíbrio. Pense que está sendo puxada para cima (como se houvesse uma corda dentro de sua cabeça pendurada no teto)

Faça algumas piruetas para melhorar o seu equilíbrio.


6- Fique na ponta do pé. Em seguida, coloque o peso sobre a parte superior do seu pé... Mas não muito. Mantenha a posição por 15 segundos. Continue fazendo isso todos os dias até que seu pé esteja na forma de uma banana.
 
 
Fique na ponta do pé.


7- Faça os seus espacates para a direita, esquerda e centro. Certifique-se de que você está em perfeita concentração e que está na ponta dos pés


Faça os seus espacates para a direita, esquerda e centro.


8- Fique diante de uma parede e, num alongamento, empurre suas pernas contra ela e mantenha o alongamento.


Fique diante de uma parede e, num alongamento, empurre suas pernas contra ela e mantenha o alongamento.

 

9- Levante-se e encontre um espaço para curvar-se para tocar o chão (você pode dobrar seus joelhos). Agora, se levante lentamente, estique as pernas e veja o quão longe você pode levantar sem tirar as mãos do chão

Levante-se e encontre um espaço para curvar-se para tocar o chão (você pode dobrar seus joelhos).


10- Ajoelhe-se no chão, depois sente em seus pés. Ponha uma perna para fora na sua frente (ainda sentada no outro pé), estique, mantenha-se na ponta dos pés. Agora, lentamente, tente tocar os dedos dos pés com as duas mãos. Mantenha assim por 15 segundos, troque de perna e repita.

Ajoelhe-se no chão, depois sente em seus pés.

11- Deite-se de costas e coloque os pés no ar. Cruze seus tornozelos em ambos os sentidos e faça um espacate. Faça isso 10 vezes.

Deite-se de costas e coloque os pés no ar.

12- empurre a perna para frente. Repita com a outra.

Empurre a perna para frente.

Ufa! Grande , não ? Mas para um grande alongamento, tem que ter dureza. Fiquem com Deus, e a dedicação! Beijos
Sah.