.

.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dicas para bailarinas 2

PARA UM COQUE PERFEITO:
1. Desembarasse todo o cabelo.
2. Espalhe gel nas mãos e passe pelo cabelo(o necessário para não soltar nenhum fio).
3. Penteie o cabelo com pente fino e, com uma liga faça um rabo de cavalo bem puxado a 4 dedos da nuca.
4. Depois de preso, faça uma trança folgada ou só torça a rabo, para então enrolar o coque.
5. Aos poucos vá enrolando e prendendo o coque com grampos até chegar à ponta (esconda a ponta por dentro com um grampo).

Pronto! Seu coque está feito e... PERFEITO !


NA COMPRA DE SAPATILHAS (de pontas ou não)
Verifique se não estão muito apertadas (você pode tropeçar) ou folgadas demais (você vai balançar). Folgadas ou apertadas facilitam a queda e dificultam você dançar. Prove de meia-calça e fique de pé normalmente.
Elas devem estar justas como uma segunda pele e confortáveis para manter sua estabilidade. Além disso, precisam ter fitas (1,5cm de largura e 2,0m comprimento). E não esqueça o mais importante: devem permanecer sempre limpas.
As de pontas, além de fitas mais largas (2,3cm e 2,10 m comprimento), precisam de elásticos (2,0cm largura).Tudo sempre na cor das sapatilhas que por sua vez, devem ser num tom próximo à meia calça.


e mais DICAS


Bolhas nos dedos provocadas pelas pontas ? Tente ponteiras. As de silicone são melhores, porém caras. As de espuma ajudam e são bem mais baratas.

Cantos do dedão doendo ? Um pouquinho de algodão sob os cantinhos da unha resolvem.

Fitas incomodando o tornozelo ? Experimente emendar 2 dedos de elástico em cada uma das 4 partes de fita, bem no lugar que fica atrás do tornozelo. Adeus incômodo !

CRIANÇA E A DANÇA


A dança é uma forma de expressão, obedece critérios técnicos e pedagógicos, estimula o desenvolvimento da coordenação motora e o amadurecimento emocional.
O aprendizado da dança é um processo lento, gradual e cumulativo.
Do ponto de vista físico, o processo inflamatório a que a criança está sujeita decorrente de práticas físicas, na essência, é idêntico ao do adulto.
Observando estas orientações, o aprendizado da dança apresenta resultado eficiente quando a criança chega aos seis anos de idade.
Na qualidade de professora, preparo crianças com quatro anos completos para o aprendizado do balé clássico. No início, elas passam por um processo de adaptação durante dois anos. Nesta fase, são trabalhadas as práticas lúdicas.
A colocação da bacia conforme a técnica clássica, após anos de treinamento, reeduca a postura quando a criança atinge a faixa dos 13 aos 16 anos, via compensação da musculatura, trabalhando a noção correta do equilíbrio.
A formação clássica está estruturada em oito níveis, com duração de um ano cada, concluído o período de adaptação. A depender do empenho, assiduidade, condições físicas e emocionais de cada criança, ela pode precisar em média de um ano em cada estágio. Pode ainda ser mais rápida no aprendizado de um determinado nível e muitíssimo lenta noutros. Portanto, ela não deve se sentir obrigada a cumpri-la nestes exatos oito anos. O aprendizado não é medido pela quantidade nem dinâmica dos passos, mas pela qualidade dos movimentos adaptada a um corpo bem preparado para dançá-los.
Objeto de desejo das meninas que estudam balé, o uso do sapato de pontas deve ser recomendado sob rigorosos critérios. A aluna deve apresentar uma musculatura bastante trabalhada, resistente e alongada, flexibilidade e estrutura óssea desenvolvida, geralmente atingida entre 10 e 12 anos de idade, após quatro anos consecutivos de estudos, a contar da conclusão da fase de adaptação. Fora destas condições, o trabalho com sapatos de pontas pode calcificar prematuramente os ossos e comprometer o ritmo de crescimento da criança, além de causar outros problemas como artroses, vulnerabilidade a entorses, etc.
Passados os oito anos, não necessariamente estará pronto o (a) bailarino(a). O ponto de partida da profissionalização é alcançado quando um bailarino, além de atleta, é um artista

Um comentário:

  1. Oi Sara, gostei muito do seu blog, quantos anos você tem? Passa no meu:
    http://www.danceandshine.blogspot.com

    ResponderExcluir