.

.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Assista ao balé dos grous na Reserva Natural de Zhalong, em Qiqihar. 16 HORAS ATRÁS

Com a chegada do inverno, a Reserva Nacional Natural de Zhalong, em Qiqihar, recebe todos os anos milhares de visitantes vindos de diversos lugares do mundo, sedentos por apreciar os grous de crista vermelha.

A "libertação dos grous" é a cena mais impressionante da reserva. Quando os criadores abrem as portas das gaiolas, os grous de crista vermelha de 1,5 metro de altura saem atordoados, assustados. Dão passos progressivos, mas lentos, como que se preparando para encarar o frio rigoroso de 20 graus negativos. Adaptados, começam correr cada vez mais rápido e a bater as asas. Num instante, centenas de grous pretos e brancos rompem o juncal e tomam o céu da região. O pescoço e as pernas finas do pássaro formam um "人", carácter chinês que significa "pessoa". Enquanto voam livremente pelo céu, eles fazem ressoar seu canto. Trata-se de uma cena verdadeiramente maravilhosa. Vamos conhecer as impressões de alguns visitantes.

"A gente vem aqui todos os invernos. O lugar é tão bonito quanto os grous!"

"Maravilhoso! Hoje vi pela primeira vez, com meus próprios olhos, os grous de crista vermelha."

"Estou muito excitado! Ver isso pessoalmente é diferente de assistir pela televisão. Adorei este lugar."

Li Ping, um aficionado por fotografia residente de Hong Kong, há anos vem a Qiqihar clicar os grous em ação.

"Ao chegar aqui, achei lindíssimos os grous voando sobre a neve. O número de grous cresce a cada ano, eles são mais de 100! É uma cena incrível, sobretudo quando os grous andam e dançam livremente no campo nevado. Formam uma bela pintura que representa bem a harmonia entre o Homem e a Natureza."

Os grous de crista vermelha são uma espécie ameaçada de extinção, restam apenas 2.000 em todo o mundo. Mas a cada ano cresce o número de grous que chega à Reserva Natural de Zhalong. Os mais de 400 pássaros são atraídos pela grande área úmida e concentração exuberante de juncos. Por essa razão, Qiqihar goza do título de "Cidade dos Grous".

O grou de crista vermelha é uma ave migratória. Através de estudos e pesquisas, os biólogos da Reserva Natural de Zhalong desenvolveram em laboratório a primeira espécie não-migratória de grous de crista vermelha, que já tem cerca de 300 membros. Dessa forma, mais visitantes podem apreciar a beleza desse lindo pássaro.

Li Changyou, vice-diretor da Reserva Natural de Zhalong, nos contou:

"É raro ver grous voando sobre a neve pelo mundo. Por isso, muitos visitantes vêm à nossa reserva natural. Este ano, o número de grous cresceu. Cerca de 130 serão libertados do cativeiro. A cena vai exercer um grande impacto visual sobre os visitantes."

Dicas de Viagem:

Transporte: Do aeroporto Sanjiazi, em Qiqihar, partem voos diretos para Beijing, Shanghai, Guangzhou e outras cidades chinesas. Também é possível chegar à região de trem. Uma rodovia conecta o centro de Qiqihar à Reserva Natural de Zhalong. Em frente à estação ferroviária passam ônibus que vão até lá. A viagem dura cerca de 45 minutos.

Não se esqueça de levar câmara fotográfica, tripé, gravador, roupas confortáveis, binóculo e uma esteira impermeável.

O bilhete para entrar na reserva custa 150 yuans, quase US$21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário