.

.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Algumas imagens #baléforever.


Figura 3 - Mostra o cartaz e cena do filme West side story
Filme produzido pela MGM trade mark (Metro Goldwyn Mayer)
Direção: Jerome Robbins, Robert Wise. Roteiro: Jerome Robbins, Arthur Laurents, Ernest Lehman.


O ritmo é o determinante e condutor dos gestos como também da reação motora, onde todas as partes do corpo são colocadas a serviço do compasso reforçando o ritmo e se embriagando com a dança. Homens costumam enfatizar movimentos saltados para cima e para frente e as mulheres tendem ao solo e diminuem a expansão com gestos mais naturais e delicados, se dirigindo ao corpo que vai gerar vida para o exterior ou para cima (figura 4).

Figura 4 - Pas de quatre. Disponível em://en.wikipedia.org/wiki/Romantic_ballet
Acessado em 06 de junho de 2007.


De acordo com Caminada (1999), um dos objetivos da dança desde seus primórdios é superar as limitações naturais do corpo, através do estímulo proporcionado pelo prazer e êxtase, tentando romper o laço de gravidade por meio de movimentos para cima e para frente (figura 5).


Figura 5 - Paloma Herrera. Disponível em: www.conexaodanca.art.br/imagens/albumdeferias
Acessado em 25 de maio de 2007.



A dança na ponta dos pés é bem caracterizada por tender a ascensão, elevação extrema a ponto de o corpo abandonar totalmente o chão, pode-se ver o exemplo com a bailarina Paloma Herrera (figura 5). Esta manifestação vem como a expressão máxima do romantismo no balé.
Os primeiros vestígios do romantismo no século XIV (1337) abordavam a individualidade e liberdade de expressão corporal e passaram a representar personagens místicos, seres imaginários e contos de fadas clássicos enfatizando movimentos rápidos leves e graciosos (torna-se clássico em meados do século XX).
A dança clássica já havia tomado conta do mundo antes do século XX, porque há registros no Brasil de apresentações vindas com a corte portuguesa em 1808 em casas de ópera na cidade do Rio de Janeiro. Com o Brasil república em 1909, na cidade do Rio de Janeiro, foi aberto o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e em 1931 oficializou-se a escola de danças clássicas deste teatro (figura 6). Depois disto, o balé se expandiu para os estados brasileiros (Caminada, 1999).


Figura 6 - Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Disponível em: http://digitalizacao.fundaj.gov.br/fundaj/
Acessado em 06 de junho de 2007.



Caminada (1999) afirma que no século XIX bailarinos da Itália e França se apresentavam no Brasil em temporadas de óperas. Em 1927 o balé inicia em nosso país através do convite feito a Maria Olenewa para fundar uma escola de dança no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Após remodelá-lo reabriram com uma temporada especial em 1934, a 1º temporada oficial foi realizada por brasileiros e alguns convidados da Ópera Comique de Paris. Aconteceram outras temporadas, em 1943 havendo participação somente de bailarinos brasileiros, em 1945 houve revelação de grandes talentos, mas em 1947 sofreu um período de declínio que foi superado em 1950.
O problema mais evidente no balé brasileiro era a falta de continuidade do trabalho, dificuldades administrativas e apoio do governo, o grande impulso que o Teatro Municipal do Rio de Janeiro recebeu foi com a administração de Dalal Achcar incentivando a dança no teatro aumentando o número de espetáculos e grandes clássicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário