.

.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Algumas curiosidades sobre o Balé.

As mãos devem permanecer relaxadas, com oposição do polegar e leve flexão do terceiro e quarto dedo, a palma da mão sempre virada para dentro/anterior (antebraço supinado) ou para baixo (antebraço pronado) conforme a figura 31.


AB
Figura 31 - O posicionamento das mãos no balé, A (para dentro ou anterior, antebraço supinado); B(para baixo, antebraço pronado)
(Achcar, 1998).
---------------------------------------------------------------------------------------
As posições da cabeça podem ter cinco variações conforme a figura 34: reta (olhar para horizonte, posição anatômica), para trás (olhar para cima fazendo extensão da coluna cervical, aproximando occipital da vértebra C7), para baixo (olhar para baixo fazendo flexão da coluna cervical, aproximando a região do mento ao manúbrio do esterno), inclinada (olhar para frente, inclinação lateral da cabeça como se as orelhas repousassem quase sobre o ombro, aproximando a região temporal ao acrômio), virada (com o corpo reto olhar para a direita ou esquerda, fazendo rotação da coluna cervical aproximando a região do mento ao acrômio).


ABCDE
Figura 34 - O posicionamento da cabeça no balé:
A(para frente); B(inclinada); C(para cima); D(para baixo); E(para o lado)
(Achcar, 1998).

----------------------------------------------------------------------------------------
ABC
Figura 36 - As posições do corpo e pernas na sala de aula e no palco:
A (epaulement croisé);B (epaulement croisé en face); C (epaulement efface / écarté)
(Achcar, 1998).

. Posturas na Barra e no Centro
Quanto às direções do corpo, o aprendizado da boa estabilidade se inicia na barra com a postura do corpo reto e natural com peso distribuído entre as pernas e os pés com arco longitudinal fisiológico. Se não conseguir manter este arco longitudinal fisiológico, deverá diminuir o ângulo do en dehors. A coluna deverá ser a base do equilíbrio mantendo contração da musculatura responsável em aumentar os espaços intervertebrais. O posicionamento com o ombro do lado da perna que está em frente ligeiramente avançado obrigando o corpo a girar em direção da perna de trás e a cabeça também para o lado da perna que está na frente é chamado de épaulement (épaule = ombro). Existem três direções do corpo para o público: croisé (cruzado), en face (de frente) e effacé (apagado)/écarté (separado). A terminologia utilizada para as direções da perna são: devant (frente), de cote (lado)/á la seconde (na 2º posição) e derrière (atrás). Assim são as posições do corpo na sala e no palco visualizado na figura 36: epaulement croisé, epaulement croisé en face, epaulement efface/écarté.
--------------------------------------------------------------------------------------


ABCD
Figura 37 - As direções e posicionamentos dos MMII  no balé:
A (par terre a frente); B (par terre ao lado); C (en L’air na anterior 90°); D (en L’air  na posterior 45°)
(Achcar, 1998).
O arabesque, nome de origem árabe que significa ornamento, representa a posição em que o tronco é direcionado para frente deve estar totalmente alongado, o quadril em simetria com os ombros e os braços estendidos na posição determinada, estabelecendo a continuidade harmônica da linha desenvolvida desde a ponta do pé (da perna em arabesque), até os dedos das mãos fluindo sem tensão (figuras 38a e 38b). Assim, considerado como um movimento que compõe os passos mais característicos da técnica (Achcar, 1998; Khan e et al, 1995; Hall, 2005; Bertoni, 1992).


Figura 36 - As posições do corpo e pernas na sala de aula e no palco:
A (epaulement croisé);B (epaulement croisé en face); C (epaulement efface / écarté)
(Achcar, 1998

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário