.

.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dicionário do balé ( AR- AV)

Saiba mais :

Dicionário do Balé (AR - AV)

ARABESQUE - Arabesco. Palavra originária do árabe significando ornamento. Posição na qual o peso do corpo é sustentado numa só perna, enquanto a outra se encontra estendida para trás, geralmente no ar e com os braços dispostos de maneira harmoniosa. Os ombros e os quadris devem estar virados para frente.
        (a) arabesque                           (b)  arabesque penché (inclinado)

Apresenta variações como:
- O pé que sustenta o corpo totalmente apoiado no chão, na meia ponta, ou na ponta;
- A perna que sustenta a pose pode estar ou não flexionada;
- A posição do corpo pode estar alongada (allongée), ou inclinada (penché);
- Os braços podem sofrer alterações determinando as qualificações dos arabesques.

ARRIÉRE, EN - Para trás. Uma direção para a execução de um passo. Expressão usada para indicar que o passo é executado em direção oposta ao público.

ARRONDI - Arredondado, curvo. Exemplo: battement arrondi.

ASSEMBLÉ (pronuncia-se “assamblê”)- Juntos ou reunidos. Um passo no qual um pé escorrega pelo chão como num tendue, é jogado ao ar, e nesse momento, o bailarino levanta a perna de apoio, esticando os dedos dos pés. Ambas as pernas vão ao chão, uma após a outra, em 5ª posição.

ATTITUDE (pronuncia-se "atitide") - Uma das pernas fica no ar, ligeiramente flexionada, e a outra fica como apoio. As pernas devem ficar viradas para fora, rotação de quadril (a coxa da perna que está no ar fica levantada, com o joelho apontando para o lado).
           (c) attitude effacée        (d) attitude croisée derrière


AVANT, EN  - Para a frente. Uma direção para a execução de um passo. Usado para indicar que um passo deve ser executado para a frente. Exemplo: assemblé en avant.

Nenhum comentário:

Postar um comentário